(Re)Curso de Iniciação à Fotografia

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bracketing Exposição

Em inglês o termo “bracketing” refere-se a “conjunto”, exactamente o que faz esse comando nas câmaras fotográficas: fotos em série. O seu papel é um só: assegurar que o fotógrafo não perca a foto em função de uma má exposição. Isso porque, quando accionado, o bracketing faz a câmera disparar várias vezes a cada clique do obturador, aplicando diferentes exposições nesses disparos.

Normalmente utiliza-se o bracketing com três fotos a cada clique (-1, 0, 1) ou (-2, 0, 2) como valores de exposição, ou seja, é feita uma exposição para as baixas luzes, uma exposição “normal” e outra para as altas luzes. Posteriormente podemos seleccionar qual a compensação de exposição (EV) resultará melhor para determinado cenário.

O recurso é útil não só para tentarmos obter num só disparo, a exposição que melhor se adequa para os nossos desejos, mas também para se fazer HDR (High Dynamic Range). Com as várias fotos e correspondentes exposições, transformamos as várias fotos numa só imagem, composta por informação nos mais variados pontos de luz que o cenário abrange.

Nas três fotografias que apresento, são efectuadas três exposições, a EV-2, para ir buscar informação ao exterior, que em comparação com o cenário interior, possui muita luz. A exposição dita “normal” e uma terceira exposição, EV2, que vai buscar a informação do interior, clareando excessivamente o espaço exterior, para conseguir compensar a falta de luz que reside no espaço interior.


clique no texto para poder ver a imagem em tamanho maior

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Stopmotion [#2]

Mais um excelente exemplo de um trabalho de stopmotion

Stopmotion efectuada por
Francisco Cunha na 12ª Edição do Curso de Iniciação à Fotografia - Velha-a-Branca, Braga