(Re)Curso de Iniciação à Fotografia

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bracketing Exposição

Em inglês o termo “bracketing” refere-se a “conjunto”, exactamente o que faz esse comando nas câmaras fotográficas: fotos em série. O seu papel é um só: assegurar que o fotógrafo não perca a foto em função de uma má exposição. Isso porque, quando accionado, o bracketing faz a câmera disparar várias vezes a cada clique do obturador, aplicando diferentes exposições nesses disparos.

Normalmente utiliza-se o bracketing com três fotos a cada clique (-1, 0, 1) ou (-2, 0, 2) como valores de exposição, ou seja, é feita uma exposição para as baixas luzes, uma exposição “normal” e outra para as altas luzes. Posteriormente podemos seleccionar qual a compensação de exposição (EV) resultará melhor para determinado cenário.

O recurso é útil não só para tentarmos obter num só disparo, a exposição que melhor se adequa para os nossos desejos, mas também para se fazer HDR (High Dynamic Range). Com as várias fotos e correspondentes exposições, transformamos as várias fotos numa só imagem, composta por informação nos mais variados pontos de luz que o cenário abrange.

Nas três fotografias que apresento, são efectuadas três exposições, a EV-2, para ir buscar informação ao exterior, que em comparação com o cenário interior, possui muita luz. A exposição dita “normal” e uma terceira exposição, EV2, que vai buscar a informação do interior, clareando excessivamente o espaço exterior, para conseguir compensar a falta de luz que reside no espaço interior.


clique no texto para poder ver a imagem em tamanho maior

1 comentário:

  1. Senhores,

    Saibam logo de início que não sou fotografo profissional (sou advogado militante), muito menos, pretendo fazer desta arte uma carreira lucrativa.

    Mais tenho uma paixão pela fotografia.

    Tenho tirado ao longo do tempo algumas fotografias, que agora, resolvi postá-las em um blog (http://paulofotoblog.blogspot.com/) desejoso que sejam efetivamente apreciadas pelos profissionais do ramo, criticando ou não, caso desejem.

    Daí, resolvi, também, buscar nos renomados fotógrafos a inspiração necessária para tanto, principalmente no referente a críticas, as melhores posturas a serem adotadas. Sei lá, ficando a vontade!

    Se o fotógrafo quiser me dar o prazer da visita, será uma honra tê-lo aqui opinando caso deseje.

    Abraços.

    att.


    PAULO


    o post é ótimo

    ResponderEliminar