(Re)Curso de Iniciação à Fotografia

sexta-feira, 26 de março de 2010

Fotografia a Preto & Branco



Fotografar a Preto & Branco não é uma tarefa fácil. Existe sempre aquele romantismo do tempo do Analógico, em que se fotografava com filme de 400ASA para se obter o grão típico das fotos PB.


Hoje em dia, a conversão para PB não é tão fácil quanto possa parecer, e o grão que o digital associa às imagens devido a ISO's elevados, não é mais do que ruído digital! Existe a tentação de confundir grão de filme com ruído obtido pelos sensores digitais.


A nível de composição, a "construção" de uma imagem a PB, é diferente de uma imagem a cores. O pensamento terá que ser diferente. Não é qualquer fotografia que fica bem a PB!!! Para se fotografar a PB o pensamento tem que estar mais focado em grandes contrastes de luminosidade, altas luzes e baixas luzes bem definidas. Numa imagem como a de cima, a transformação para PB, não faz realçar a modelo, pelo contrário, a escala de cinzas, torna confusa a imagem.


Por outro lado, imagens como a de baixo, já se tornam mais interessantes a PB, porque os pretos estão bem definidos, e a diferença entre os pretos e os brancos, cria um contraste e acentua a linguagem da fotografia.




1 comentário:

  1. Fotografar a P&B talvez seja,a seguir ao retrato, a maior aventura fotográfica.
    A ausência das cores obriga a um "jogo" mais apurado da luz com as formas. A formas geométricas, as linhas, etc desempenham um papel fundamental na composição de uma foto a P&B.
    Exige uma maior disponibilidade artística por parte do fotógrafo.
    È este o m/entendimento sobre a foto P&B.

    ResponderEliminar